top of page
Parede maltratada
20221005_071429_edited.jpg

COMUNIDADE MATRIZ - SÃO JOÃO PAULO II - Gameleira - GO.

 

Nossa história tem como fundamento a fé em Deus. Tudo começou por volta dos anos de 1963 quando uma longa estiagem de chuva assolava a região. Isto fez com que um grupo de moradores se reunissem para rezar durante nove dias ao pé de uma cruz que ficava no alto de um morro próximo de suas casas na saída a cidade de Anápolis. Segundo os relatos da história, antes mesmo de terem terminado os nove dias de oração a chuva veio, para a alegria de todos.

Porém, mesmo conseguindo a graça da chuva eles continuaram se reunindo para rezar e pedir à Deus bênçãos. Contudo, resolveram mudar o local do encontro por causa do forte sol e da distância. assim, o novo local escolhido foi à sombra de uma árvore de nome Gameleira, razão do nome da cidade de hoje.

Os anos foram passando, uma capela foi construída com a ajuda dos que participavam, fazendo pequenos leilões de produtos do local que eram ofertados e arrematados. Um dos fieis, o senhor Floro Rodrigues, doou o local do terreno para que a capela fosse então construída.

A primeira festa aconteceu no dia 27 de agosto de 1967. As honras das orações foram feitas à Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião. Imagens doadas pelos fieis do local: dona Idelbranda, a de Nossa Senhora. São Sebastião, pelo senhor Orozino.

Nos dias atuais há um grande salão ao lado da Igreja Matriz de São João Paulo II. Originalmente este salão era uma quadra que havia sido construída para secar arroz. Seu proprietário, o senhor Agenor, doou este espaço para a igreja. O mesmo foi então coberto com telhas, e os leilões e festas sociais passaram a ser realizadas neste ambiente que ao longo dos anos passou por várias etapas de ampliação permanecendo ainda inacabado.

Enquanto Paróquia, a data de sua criação é de 31 de março de 2013, pelo Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, CP. Antes desta data, o local onde hoje é a igreja Matriz era uma Comunidade da Paróquia da cidade de Silvânia, e tinha como santos padroeiros Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião.

 

Com a emancipação do distrito tornando-se cidade em 28 de dezembro de 1998, as comunidades ainda permaneceram aos cuidados dos padres residentes e administradores da cidade de Silvânia até o ano de 2020. No ano de 2021 até julho de 2022, padre Wenefredo, administrador paroquial das cidades de São Miguel de Passa Quatro e Cristianópolis, ficou como administrador da Paróquia São João Paulo II. No dia 05 de agosto de 2022, padre Adnilson Pedro Gomes recebeu de Dom João Justino a Administração da Paróquia sendo seu Administrador até a presente data.

Paróquia São João Paulo II - Gameleira - Goiás

©2025 por Paróquia São João Paulo II - Gameleira - Goiás. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page